terça-feira, 21 de outubro de 2008

SESAP QUER CRIAR C. DE REFEÊNCIA




Sesap quer criar Centro de Referência no tratamento do AVC
Victor Lyra

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap-RN) desenvolveu em reunião nesta sexta-feira (17), estratégias para criar um Centro de Referência no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Natal. A iniciativa faz parte do Projeto Nacional de Atendimento do AVC, promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e coordenado pela médica Sheila Martins. Além dela, estiveram presentes na reunião o secretário Estadual da Saúde, George Antunes, o diretor do Hospital Walfredo Gurgel, José Renato, a coordenadora do SAMU Metropolitano, Selma Santiago, e administradores do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
O projeto de tratamento de acidentes vasculares (trombólise) foi implantado com sucesso no Rio Grande do Sul por Sheila Martins e estendido para todo o Brasil. Na reunião, a especialista falou como está sendo o processo de aplicação do programa nos municípios. “A idéia é criar este centro de referência em Natal, no Hospital Walfredo Gurgel e no Hospital Onofre Lopes. Seria como projeto-piloto a ser seguido pelos outros municípios do Estado”, disse.
Segundo o secretário Estadual de Saúde, George Antunes, “já existem recursos do Convênio assinado com o Ministério da Saúde, e o Estado também enviará verbas para melhorar o programa. A partir disto, vamos atrair mais neurocirurgiões capacitados no RN para colocar em prática este projeto de tratar com eficiência o AVC”. O Diretor do Walfredo Gurgel, José Renato, afirma que, para que o programa tenha eficácia, será necessária uma reforma em alguns setores do hospital. “No projeto, idealizamos criar mais leitos para atender o pacientes, uma nova entrada e um ambulatório de acompanhamento, para que os doentes não retornem ao hospital devido a um tratamento mal executado”, explicou.
O que é AVC O Acidente Vascular Cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central. Geralmente é causada por diversos fatores, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabete e tabagismo.
Os sintomas da doença são fraqueza, distúrbios visuais, convulsões, alterações na fala e perda sensitiva. Uma das grandes preocupações dos especialistas presentes na reunião é que todas as equipes que serão treinadas façam o tratamento no período anterior a 3 horas. Passando este período, o paciente sofrerá seqüelas mais graves.De acordo com Sheila Martins, o AVC é uma das doenças que mais matam no Brasil, junto com o infarto, por isso a importância deste programa.

O seriço de PA Sandra Celeste transferido para o PS Cidade da Esperança

O serviço de pronto-atendimento infantil Dra. Sandra Celeste, situado em Dix Sept Rosado, foi transferido para o Pronto Atendimento da Cidade da Esperança, na segunda-feira, após ter as adaptações necessárias, que segundo funcionários, deverá está em funcionamento normal apartir desta quarta-feira.