sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Esporão do calcâneo - Fasciíte plantar



Mais comum em indivíduos entre 40 e 60 anos, pode iniciar de forma insidiosa ou agudamente após trauma local ou uso excessivo do calcanhar ( atletas, longas caminhadas), sapatos inapropriados ou não apresentar causa específica (idiopática).
Os pacientes apresentam dor na área plantar do calcâneo, pior pela manhã ao colocar o pé no chão, sendo mais severa durante os primeiros passos, com melhora posterior e piora no final do dia. A dor é descrita como uma queimação, profunda, ocasionalmente lancinante e é o resultado de alterações degenerativas na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo (ver figura anatômica). Com o passar do tempo e com o estresse repetitivo podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando um processo inflamatório local, e posteriormente a imagem radiológica de um”esporão” .

O tratamento recomendado é relativo, diminuição de atividades que produzam estresse sobre o calcanhar, utilização de palmilhas e órteses, antiinflamatórios não hormonais.
Referências
1. Hoppenfeld S - Exame do pé e tornozelo. In: Propedêutica ortopédica. São Paulo, Atheneu, 1996. p. 207-248.
2. Pinals RS - Traumatic arthritis and allied conditions. In: Koopman WJ. Arthritis and allied conditions. A textbook of rheumatology. 13th ed, Pensylvania, Williams and Wilkins, 1993.p.1767-1771.
3. Araujo NC; Fermandes JA - Reumatismos de partes moles - II. Membros inferiores. Elementos Básicos de Diagnóstico. Temas de Reumatologia Clínica Junho 2003;v.4(2):38-42.

Circuito Petrobras de Vela chega a Galinhos



Circuito Petrobras de Vela chega a Galinhos



A praia de Galinhos, no litoral norte potiguar, a 160 quilômetros de Natal, recebe o Circuito Petrobras de Vela 2008, de 7 a 9 de novembro. A Regata contará com cerca de 50 embarcações e mais de 100 pescadores.

Realizado pela Petrobras em municípios litorâneos do Rio Grande do Norte e Ceará, onde há produção marítima de petróleo, o evento inclui programação esportiva e palestras sobre segurança, meio ambiente e saúde. Ainda neste mês, o Circuito passará por Porto do Mangue e Areia Branca.

A abertura oficial do evento será no dia 7, às 19h30, na área de Lazer de Galinhos, com homenagem aos Mestres do Mar – pescadores antigos da região – e a apresentação da Orquestra Sanfônica de Mossoró.

No sábado (8/11) e no domingo (9/11) ocorre a Regata com a disputa das embarcações, distribuídas em duas categorias de canoas: pequena e grande. Os vencedores ganham troféus, medalhas e prêmios em dinheiro.

Em paralelo ao evento, serão promovidas outras atividades esportivas como futebol, corrida rústica, voleibol e aeróbica.

Ainda na sexta-feira, a partir das 16h, o público tem a oportunidade de participar de palestras da Capitania dos Portos e do Programa de Comunicação Social da Petrobras, além de outra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero, no Clube Municipal de Galinhos. No sábado, é a vez do curso sobre manuseio e aproveitamento integral de alimentos, às 8 horas, na Colônia de Pescadores de Galinhos.

A novidade do Circuito para este ano é a Tenda Petrobras: espaço integrado, onde a companhia vai mostrar suas instalações, oferecer atividades lúdicas para crianças, e distribuir cordéis sobre a história dos Mestres do Mar.

Ainda na sexta-feira, a partir das 16h, o público tem a oportunidade de participar de palestras da Capitania dos Portos e do Programa de Comunicação Social da Petrobras, além de outra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero, no Clube Municipal de Galinhos. No sábado, é a vez do curso sobre manuseio e aproveitamento integral de alimentos, às 8 horas, na Colônia de Pescadores de Galinhos.

Fonte: http://arafran.zip.net/

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vaticano pede que "Deus ilumine" Obama

Mundo : Vaticano pede que "Deus ilumine" Obama
Enviado por Redação em 5/11/08 (8 leituras) Notícias do mesmo autor
O porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi, pediu nesta quarta-feira que "Deus ilumine" o ganhador das eleições presidenciais dos Estados Unidos, Barack Obama, para que possa "corresponder às grandes expectativas depositadas nele".Lombardi expressou o desejo do Vaticano de que o próximo presidente dos EUA sirva "eficazmente à justiça por meio das vias adequadas para promover a paz no mundo, favorecendo o crescimento e a dignidade das pessoas, respeitando os valores humanos e espirituais essenciais"."Nós, crentes, rezamos para que Deus o ilumine e o ajude em sua tarefa de grande responsabilidade", acrescentou Lombardi.

Fonte: EFE