sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sendo const maior telesópio

Vai começar a construção do maior telescópio do mundo

Agência Fapesp
11/02/2009
Maior telescópio óptico do mundo começará a ser construído
Cada um dos sete espelhos do Telescópio GMT terá 8,4 m de diâmetro e pesará 20 toneladas.[Imagem: GMT]

O consórcio do Telescópio Gigante Magalhães (GMT na sigla em inglês) anunciou as nove instituições que assinaram oficialmente o acordo para construção e operação do telescópio.

Maior telescópio do mundo

Localizado no Observatório Las Campanas, nos Andes chilenos, o GMT terá um espelho principal com resolução de 24,5 metros. Os maiores telescópios ópticos em operação atualmente são bem menores: o Gran Telescopio Canarias (10,4 metros), na Espanha, e os dois Keck (10 metros cada), no Havaí.

As nove instituições que participam do projeto do GMT são as universidades Harvard, Texas A&M, do Texas e do Arizona, e as instituições Carnegie e Smithsonian, nos Estados Unidos, a Universidade Nacional Australiana, a Astronomy Australia Limited e o Instituto de Astronomia e Ciência Espacial da Coreia do Sul.

Composto por sete segmentos primários com 8,4 metros e 20 toneladas cada um, o GMT deverá fornecer possibilidades inéditas em astronomia óptica e em infravermelho.

Janelas para o Universo

Os organizadores esperam "abrir novas janelas no Universo" e responder a questões que não podem ser abordadas pelos instrumentos atuais. Entre os temas a serem investigados com a ajuda do GMT estão a natureza da matéria e da energia escura que permeiam o Universo, a origem das primeiras estrelas e galáxias, formação dos planetas e buracos-negros. Também será usado na detecção de planetas em órbita de estrelas próximas ao Sol.

O GMT está previsto para entrar em operação em 2019. A construção deverá começar em 2012. De um total de estimados US$ 700 milhões necessários para a construção, US$ 130 milhões já foram levantados. O Observatório de Las Campanas, onde será instalado, pertence e é operado pela Instituição Carnegie.

Tecnologia dos espelhos

"Tanto na tecnologia de seus espelhos como na instalação no local escolhido, o projeto GMT aproveita a herança proveniente de dois telescópios muito bem-sucedidos, o Magalhães I e o Magalhães II, que estão em operação em Las Campanas desde 2000", disse Matt Johns, gerente de projetos do GMT.

"As oportunidades científicas para o GMT são extraordinárias. Ele deverá ajudar a iluminar não apenas a natureza do Universo, mas também as leis fundamentais da física que governam sua evolução", disse Patrick McCarthy, diretor interino do GMT.

"É especialmente significativo que o acordo que viabilizará sua construção tenha sido assinado no Ano Internacional de Astronomia e no 400º aniversário do primeiro uso astronômico de um telescópio, feito por Galileu", destacou.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pajuçara ganha processadora


O Pronto Atendimento do Pajuçara ganha nova processadora, Macro tec, instalada e em pleno funcionamento.
Com isso o serviço de radiologia daquela unidade vai ganhar melhoria na qualidade do exame e rapidez no atendimento.

Parabéns.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Secretário ver Rede de Saúde

Secretário Levi Jales vistoria unidades de saúde
Preocupado com a situação em que se encontra a rede básica de saúde em Natal, o secretário municipal de Saúde Levi Jales iniciou a vistoria das unidades de atendimento para conhecer de perto as dificuldades de cada uma. A agenda de visitas começou nessa terça-feira (10), por Cidade Satélite. Nesta quarta-feira (11), a equipe visitará a Unidade de Cidade da Esperança. "Nossa prioridade é reestruturar a atenção básica e estou vendo que teremos muito trabalho. Vamos fazer um esforço redobrado para começar reabrindo as unidades fechadas até 2008 e em seguida estabeleceremos um cronograma de obras para reestruturar as demais, por ordem de prioridades e necessidade", destacou o secretário.Na Unidade de Cidade Satélite o secretário encontrou salas interditadas devido à invasão de cupins, usuários solicitando mais dentistas para atender toda demanda da região, paredes caindo, entre outros problemas. "Vamos ter que fazer uma grande reforma", avaliou Levi Jales. Para adiantar os trabalhos, o secretário já designou uma comissão de profissionais da SMS para fazer o levantamento das necessidades das unidades e iniciar os processos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Galinhos-RN / Jornal da Globo

Praia de Galinhos é destaque em telejornal da Globo

A edição desta sexta-feira (6) do Jornal Hoje, Rede Globo, terminou com uma reportagem especial sobre a praia de Galinhos, a 160 km de Natal. A repórter Michele Rincon, da afiliada local, mostrou os encantos e atrativos do lugar, um verdadeiro refúgio com 2 mil habitantes, para turistas de todo o mundo.

A reportagem mostrou a areia fina e branca da praia, a temperatura da água, que varia entre 20 e 27 graus, o fácil acesso por terra, pela BR-406, e o trajeto final, feito em barcos. Já na praia, o deslocamento é feito por "burro taxis", que, à beira do mar, passeia com os turistas mostrando as belezas do lugar. Galinhos, de acordo com o programa, possui 10 pousadas. [
DN Online]