quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SMS convoca médicos aprovados em processo seletivo

Data de publicação: 12/08/2009 17:10

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal convoca os médicos aprovados no Processo Seletivo, para Contratação Temporária, Edital nº 006/2009, nas categorias pediatria e ginecologia obstétrica, a se apresentarem a sede da SMS, para efetivarem a contratação.

Os aprovados podem se dirigir ao Núcleo de Cadastro e Lotação, na Rua João Pessoa, 634, Edifício Ducal, sede da SMS, 11º andar, sala 12º, no horário das 8 às 12 horas e de 14 às 17 h, no prazo de 72 horas, a contar na data da publicação (12.08.09), no Diário Oficial do Município.

Segue abaixo a relação dos convocados:

Médicos Pediatras:

Rosângela Assunção Pinheiro de Oliveira

Cleide Batista Vasconcelos Carvalho

Médicos Ginecologistas/Obstetras:

Maria Zélia Batista Leal

Susana de Almeida Pinheiro Silva

Gripe suína: ministro da Saúde garante 800 mil kits para tratamento da doença

Redação/Agência Brasil

Estados e municípios vão receber neste mês 800 mil kits para o tratamentos da influenza A (H1N1) – gripe suína. A informação foi divulgada hoje (11) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante debate sobre a doença no plenário da Câmara dos Deputados.

Ao comentar as críticas sobre a distribuição do medicamento Tamiflu, Temporão afirmou que a recomendação de evitar o uso indiscriminado do remédio será mantida. Segundo ele, algumas pessoas vêm defendendo a “banalização” do uso do medicamento. “É uma medida perigosa”, disse, ao acrescentar que casos de resistência do vírus Influenza H1N1 ao Tamiflu já ocorreram em países como o Canadá e a China.

Sobre a indisponibilidade do remédio nas farmácias, ele garantiu que a decisão foi tomada pelo ministério em parceria com o laboratório produtor e que a medida é uma das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “No Brasil, infelizmente, a automedicação é rotina. O cenário cultural cria problemas.”

De acordo com o Ministério da Saúde, 178 países já foram afetados pela influenza A (H1N1) – gripe suína –, com um total de 162.380 casos confirmados. Mas o número, de acordo com Temporão, é “subestimável”, uma vez que muitos países – incluindo o Brasil – passaram a contar apenas os casos mais graves da doença.

Fonte: Potiguar Notícias

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A NORMATIZAÇÃO DA TELERADIOLOGIA

A Teleradiologia, que será um tema bastante debatido na próxima edição da nossa revista, hoje tem causado inúmeras polêmicas, principalmente no que compete ao exercício da profissão e a questão da prática do diagnóstico por imagem através dela.

A teleradiologia tem como fator crítico o exercício da medicina à distância, utilizando a transmissão eletrônica de imagens radiológicas com o propósito de consulta ou relatório. A partir do alto avanço tecnológico que também se estende aos meios eletrônicos, fica cada vez mais complexo estabelecer parâmetros adequados para orientação dos profissionais sobre as melhores formas de atuar, no sentido de obter diagnósticos consistentes e facilitar os eventuais procedimentos médicos subseqüentes à emissão do laudo.
Dentro desta ótica o Conselho Federal de Medicina apresentou a Resolução 1.890/09 que disciplina e normatiza a prática da teleradiologia, resolução esta que teve os subsídios do Colégio Brasileiro de Radiologia.
A resolução busca estabelecer alguns dos parâmetros supra citados, traz a prática da teleradiologia para o profissional da área médica e permite que um profissional atenda à distância de um estado para outro.
Algumas propostas são de fato, polêmicas e têm recebido críticas. No entanto, é uma normatização que veio a esclarecer uma série de pontos que anteriormente estavam obscuros em relação à prática da teleradiologia e num primeiro momento deve objetivar os procedimentos desta especialidade.


Fonte: CRTRRJ

Lei efetiva ações de saúde q assegurem Prevenção e detectação do câncer do colo uterino e de mama

Lei 11664/08 | Lei Nº 11.664, de 29 de abril de 2008

Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o As ações de saúde previstas no inciso II do caput do art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama são asseguradas, em todo o território nacional, nos termos desta Lei.

Art. 2o O Sistema Único de Saúde - SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar:

I - a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, das doenças a que se refere o art. 1o desta Lei;

II - a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade;

III - a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade;

IV - o encaminhamento a serviços de maior complexidade das mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica, tratamento e seguimento pós-tratamento que não puderem ser realizados na unidade que prestou o atendimento;

V - os subseqüentes exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos, segundo a periodicidade que o órgão federal responsável pela efetivação das ações citadas nesta Lei deve instituir.

Parágrafo único. Os exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos poderão ser complementados ou substituídos por outros quando o órgão citado no inciso V do caput deste artigo assim o determinar.

Art. 3o Esta Lei entra em vigor após decorrido 1 (um) ano de sua publicação.

Brasília, 29 de abril de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

José Gomes Temporão

Este texto não substitui o publicado no DOU de 30.4.2008


domingo, 9 de agosto de 2009

Parabéns aos pais de todo o Brasil e de todas as nações

Neste dia 9 de agosto a minha homenagem a todos os pais do Brasil.

Pois não tem presente que se compare a(o) filho(a) é o maior tesouro da vida.

E eu gostaria de dizer que sou o pai mais feliz do mundo, pois amo meus filhos e sou imensamente amado por eles.

Agradeço a Deus por ter me escolhido para ser seu pai.


Parabéns a todos os pais.