sábado, 29 de agosto de 2009

Novas instalações do PS Dra. Sandra Celeste

O pronto atendimento Dra. Sandra Celeste que vinha funcionando provisoriamente no PS da Cidade da Esperança terá novas instalações que fica na Av. Jaguararí que após as adequações necessárias está praticamente pronta para receber os pacientes de urgência e ambulatorial.
O serviço de radiologia também contará com equipamento de processamento automático de raios-x novo (processadora macrotec) que está sendo providenciada sua instalação, a sala de raios-x é ampla com o biombo de proteção adequado e com boa climatização.
Assim o usuário do SUS será beneficiado, que com as novas instalções dará também melhores condiçoes de trabalho.

Parabéns a SMS e a Prefeita micarla de Souza.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Trabalho de Nutricionista da SMS ganha prêmio

Data de publicação: 28/08/2009 14:47

A Nutricionista Rosângela Sandra da Silva receberá o prêmio Emília Aureliano pelo trabalho de pesquisa desenvolvido com o Grupo Viver com Saúde na Unidade de Saúde de Pajuçara.

A premiação é promovida pelo Conselho Regional de Nutrição que tem objetivo de incentivar o trabalho de pesquisa, será entregue no final deste mês em Recife, Pernambuco.

O trabalho desenvolvido em Pajuçara tem o tema “Monitoramento Nutricional com o Grupo Viver com Saúde que tem como proposta a redução de peso, com incentivo da alimentação saudável aliado a atividade física.

O trabalho monitorado com 21 participantes do Grupo Viver com Saúde, obteve uma redução do sobrepeso de 0,7% a 5,8 %, resultando numa melhora da, hipertensão, diabete, e outras doenças não transmissíveis.

“A atividade física e adoção de hábitos alimentares saudáveis na rotina dos indivíduos são o binômio da nutrição e qualidade de vida”. Destacou, Rosângela.

Natal, 29 de Agosto de 2009


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do Natal
http://www.natal.rn.gov.br

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por gripe suína no RN

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública informa que recebeu hoje o laudo que confirma uma morte por Influenza A (H1N1) - gripe suína - no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pessoa que faleceu no último dia 15, no Hospital Walfredo Gurgel, tendo dado entrada pelo pronto socorro Clóvis Sarinho no dia 14. O atual quadro da gripe no Estado é o seguinte: 31 confirmados; 42 descartados e um óbito.

O paciente deu entrada com complicações respiratórias depois de ter passado três vezes pela unidade básica de saúde de sua cidade. De acordo com o relatório da ficha clínica do paciente, os primeiros sintomas apareceram no dia 7 deste mês e o agravamento no dia 11. No dia 14, na ficha de internação, consta um quadro de pneumonia acompanhada de tromboembolismo pulmonar e todos os procedimentos foram tomados, como providência de ventilação mecânica, coleta de secreção nasofaríngea para exames, além de outros procedimentos próprios para o quadro.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, com a chegada dos últimos laudos pode-se confirmar a transmissão sustentada do vírus H1N1 no Estado. Dos seis últimos laudos metade refere-se a pessoas que não saíram do Rio Grande do Norte e nem tiveram contato com quem viajou para áreas onde há a livre circulação do vírus da Influenza A. “Tínhamos que ter a certeza dos exames para poder afirmar a transmissão sustentada aqui no Estado”, afirma Juliana Araújo.

Fonte: Potiguar Notícias

Geuza de Moraes assume a Tesouraria da Prefeitura Minucipal de Guamaré

Em Guamaré houve mudança na tesouraria, quem asumiu a tesouraria foi a Sra. GEUSA DE MORAIS E LIMA SALES, com bastante esperiência na Câmara municipal na administração de Junho de 2006 a Janeiro de 2007 à Dezembro de 2008.
Antes foi redatora de Atas.
Nossos parabéns Geuza, capacidade você tem muita e Deus está sempre com você.



domingo, 23 de agosto de 2009

NASA Image of the Day

NASA Image of the Day
The latest NASA "Image of the Day" image.

Testing for the Future (http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1451.html)
The Lunar Electric Rover (LER) is being tested at NASA Johnson Space Center's planetary analog test site. The LER will be part of the Desert RATS (Research...


sexta-feira, 21 de agosto de 2009 01:00:00

Edinho de Moacir assume cadeira de Vereador na Câmara Municipal de Guamaré-RN


A Coligação PTB, PTN e PV trouxe de volta o vereador EDSON SIQUEIRA DO CARMO (Edinho de Moacir), 1º suplente de vereador que assumiu a cadeira da vereadora CRISTIANNY FERREIRA DE MORAES FONSECA, após a mesma assumir a Secretaria de Ação Social.
Edinho de Moacir como já é por demais conhecido na Câmara Municipal de Guamaré afirma continuar trabalhando forte pelo povo de Guamaré.

Guamaré 404 anos de colonização Portuguesa

404 Anos de Colonização portuguesa de 1605 - 2009.














Foi um dia muito festivo nas comemorações dos 410 anos de colonização portuguesa. Com apresentação por grupos folclóricos e pelos alunos das Escolas.










Antes do descobrimento do Brasil Pelos espanhóis da esqudra de Pizón, já davam ciência das terras salineiras de Guamaré.
Durante a ocupação francesa no Rio Grande do Norte, Guamaré é citada em importantes mapas: o de Descaliers em 1555, o qual a chamava de "Grande Baya" e o de Jacques de Vaullx, de Claye, em 1579, que a denominava de "Le grand Bee du Parcel"(A grande baia dos Parcéis).
1603
Passagem por Guamaré, do Capitão Pero Lopes de Souza, sua família e soldados, quando fugiam da tentativa de frustada de colonizar o Ceará, passando pelas terras das salinas, salvaram-se comendo aratus crus e bebendo água nas cacimbas de "Água-maré". Ao chegar ao Forte do Rio Grande do Norte, dá ciência ao Capitão-mor Jerônimo de Albuquerque, dessas riquesas.
1605
Em 20 de agosto o Capitão-mor Jerônimo de Albuquerque doa as "terras salineiras de Guamaré", aos seus filhos Antônio e Mathias de Albuquerque.
1611
Quando foi realizado o "Alto do translado de Capitania do Rio Grande" - consta a Sesmaria 85 - Guamaré, pertencendo a Antônio e Mathias Albuquerque, filhos do Capitão-mor e sendo considerada a que se tinha de mais valioso em terras na capitania.
1631
Descoberta das Salinas de Guamaré pelos holandeses que aqui fundaram a "Huys de Wostyne" ou "Casa do Deserto".
1833 - 1847
Guamaré pertenceu a comarca de Açu, distrito de paz de Angicos e jurisdicionada por Macau.
1783
É fundada a igreja Nossa Senhora da Conceição

1862
Em 7 de maio, emacipa-se, tornando-se município autônomo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guamaré