segunda-feira, 14 de março de 2011

Campeonato Potiguar 2011 - 1º Turno.

ClassificaçãoTime Pontos Jogos
Santa Cruz 25 9
ABC 24 9
América RN 18 9
Palmeira/RN 13 9
Alecrim 11 9
Baraúnas 10 9
Assu 9 9
Potiguar-MOS 9 9
Corinthians-RN 7 9
10º Centenário 2 9

Comunicado aos usuários do Serviço de Raios-X do Hospital dos Pescadores

Comunicamos aos usuários do SUS no Hospital dos Pescadores no Bairro das Roscas - Natal-RN que o equipamento de raios-x daquela unidade não está quebrado como falam, mas sim com o aterramento do mesmo acima do suportável pelo equipamento.
Tendo em vista que o aparelho de Raios-X é moderno e também muito sensível onde deve ter uma energia de boa qualidade e um bom aterramento.
Segundo informações a Secretaria Municipal de Saúde está tomando as providências e inclusive já conversei com o engenheiro eletricista que confirma realmente essas deficiencias na instalação do equipamento.
Aguardamos que em breve seja concluido os serviços e tudo volte a normalidade.

Este equipamento é de 500mAs marca Philips / VMI


Dia 14 d março se comemora o dia nacional da poesia

           Em homenagem a um dos maiores nomes da poesia brasileira, o poeta do romantismo, Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847, porisso se comemora o Dia Nacional da Poesia. Muitos outros nomes podem se destacar no cenário nacional, entre eles Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.
A palavra “poesia” tem origem grega e significa “criação”. Rima, ritmo e métrica são características especiais que podem variar, dependendo do movimento literário e de sua época. No Brasil os primeiros poemas surgiram junto com o descobrimento, quando os jesuítas escreviam versos para catequizar os índios.
Outros formas de poesia surgiram depois, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até os poemas de hoje, com suas mais diferenciadas formas de expressão.

domingo, 13 de março de 2011

Cientistas criam árvore de mentira que transforma CO2 em oxigênio


Pesquisadores americanos criaram uma árvore artificial capaz de transformar CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) em oxigênio.


A ideia dos cientistas é compensar a crescente derrubada das árvores e o aumento na produção de dióxido de carbono para ajudar a equilibrar a produção de oxigênio no mundo.


Para tentar resolver esse impasse, pesquisadores do Centro Lenfest de Energia Sustentável da Universidade de Columbia, liderados por Klaus Lackner, criaram uma árvore artificial que deverá fazer o trabalho de uma de verdade.


Projetada por Lackner, Mario Caceres e Christian Canonico, do Influx Studio, a máquina absorve o CO2 do ar e emite oxigênio ao ambiente. Batizada de projeto Boston Treepod Initiative, a ávore é parecida com o dragoeiro (Dracaena draco), que é nativo dos arquipélagos das ilhas Canárias, Ilha da Madeira e Açores.


O dragoeiro foi escolhido como modelo por causa de seus amplos ramos e por sua copa na forma de um guarda-chuva, capaz de suportar os enormes painéis solares que fornecem energia à arvore artificial.


Depois de várias tentativas, os pesquisadores perceberam que as árvores não poderiam funcionar apenas à base de energia solar.


Em vez de depender de plugues ou baterias, a fonte secundária escolhida foi a energia cinética das pessoas. As árvores de mentira vão ganhar redes e gangorras que vão fornecer, por meio do balanço, energia para acionar os dispositivos.

Fonte: Clic RN
COMENTE ESTA NOTÍCIA