sábado, 2 de abril de 2011

Prefeitura do Natal disponibiliza tratamento anti-tabagismo na rede de saúde municipal

Data de publicação: 30/03/2011 16:40

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando à população de Natal tratamentos e acompanhamento para pessoas que desejam se livrar do vício do cigarro. Nas unidades de saúde de Mirassol (Zona Sul) e Soledade I (Zona Norte), por exemplo, o trabalho contra o tabagismo já é considerado referência..

No “Grupo de Controle do Tabagismo da Zona Norte” uma equipe de 2 médicos, 1 enfermeira e 1 técnico de enfermagem trabalham de forma terapêutica e educativa informando, os pacientes o risco do consumo do tabagismo. Trabalho semelhante é feito em Mirassol, contando ainda com assistentes sociais, nutricionistas e até psicólogo.
 
De acordo com o coordenador do grupo o médico de Soledade I, Milton Cirne, a rotatividade média no tratamento é de 20 pessoas a cada 2 meses, que passam por uma avaliação clínica e se necessário são indicados pelo profissional a tomar medicamentos durante esses meses.

“Geralmente 40% dos pacientes conseguem deixar de fumar, mas no último grupo tivemos uma média de 80%. Muitos desses pacientes procuram a unidade para  outras demandas e quando conhecem nosso trabalho começam a participar do programa. Outros vêm por indicação de amigos voluntariamente” afirmou o médico Milton Cirne.

O grupo já funciona há dois anos na unidade de Estratégica da Saúde da Família de Soledade I, em Potengi. Os pacientes que fazem o tratamento num ciclo de 2 meses, ficam ainda sendo acompanhados durante 1 ano pelos profissionais. A partir de abril as reuniões serão realizadas na Unidade de Saúde de Igapó.

AEROPORTOS RADIOATIVOS

Há mais de dez anos, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) alerta para o risco de profissionais sem competência operarem equipamentos de Raio X nos aeroportos brasileiros. Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpiadas de 2016, em 2010, o Conselho intensificou mais ainda a sua luta pela contratação de profissionais qualificados, mas a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) ignora todas as tentativas de diálogo, insistindo na tese de que os profissionais que fazem a triagem de bagagem e pessoas nos aeroportos não precisam de qualificação específica.

“Atualmente, os operadores de equipamentos geradores de Raio X nos aeroportos não estudam mais que 28 horas sobre o tema. Para se ter uma ideia, um Técnico em Radiologia estuda 1,2 mil horas e um Tecnólogo, 2,4 mil horas. O que existe é uma total burla do necessário, que expõe inocentes à malefícios incorrigíveis. O CONTER assegura que para trabalhar com máquinas que emitem radiação ionizante nos aeroportos o profissional precisa, no mínimo, ser técnico, conforme prevê a lei”, coloca a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro.

O CONTER tem um processo sobre o caso com mais de cem páginas, que inclui ofícios e documentos expedidos ao ex-presidente Lula, à presidenta Dilma Rousseff, à Câmara Federal, à justiça, entre outras autarquias correlatas. O material está à disposição da imprensa. “Todo este processo prova o nosso empenho para evitar catástrofes que podem acontecer a todo o tempo e, sequer, podem ser mensuradas. Os efeitos da radiação ionizante ainda não são totalmente conhecidos, mas sabe-se que tendem a se manifestar tardiamente e as pessoas não saberão o porquê de problemas de saúde que podem surgir no futuro”, revela Valdelice Teodoro.

Sabe-se que a exposição sem um rigoroso controle das doses absorvidas provocam alterações genéticas e pode causar câncer, entre outras doenças não menos graves. Além disso, o exercício profissional por pessoas sem a formação e conhecimento suficiente causam a ineficiência dos serviços de triagem.

No dia 9 de janeiro de 2011, o programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou uma matéria sobre a inobservância de aspectos evidentes no embarque de passageiros. O repórter da emissora embarcou, em vários aeroportos, portando o protótipo de um fuzil na mala, feito com material metálico. Em nenhuma ocasião, os operadores de Raio X detectaram o artefato e o embarque foi autorizado. Durante o voo, o repórter expunha a bagagem que portava o fuzil e nenhum funcionário da companhia notou.

“Na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil. Infelizmente, é um prato cheio para terroristas. Se esses eventos fossem hoje, não estaríamos preparados. Correríamos o risco de sofrer atentados, porque os profissionais que hoje fazem a inspeção das malas não sabem ler imagens com exatidão”, frisa a presidente do CONTER.

Atualmente, estima-se que mais de três mil profissionais sem qualificação trabalhem nos aeroportos brasileiros. Inocentemente, eles colocam em risco a vida de todas as pessoas que viajam de avião, com a anuência da INFRAERO, que já conhece o problema e não toma atitudes para resolvê-lo. O CONTER considera que a assinatura de um Termo de Acordo de Conduta (TAC) poderia levar as partes a entrar em acordo, para equacionar a questão, e quando chegarem as datas de realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo, tudo esteja sanado.

“Não cabe discutir o assunto, pois contra fatos não há argumentos. Consultemos os especialistas e vejamos quem tem razão. Regulamentar essa questão pode salvar vidas, que insistimos em não perder por omissão do poder público”, pondera Valdelice.

De acordo com a Resolução 021/2006 do CONTER, publicada no DOU de 11 de janeiro de 2007, com base na Lei 7.394/85, que institui e normatiza as atribuições dos profissionais que atuam na área de radiologia industrial inspeção e salvaguardas, o Conselho é responsável por fiscalizar a atuação profissional de técnicas radiológicas, além dos hospitais e clínicas em todos os estabelecimentos de outra natureza. Entretanto, diante da resistência da INFRAERO, o CONTER não pode atuar nos terminais de embarque. Hoje, o exercício profissional nesses lugares não tem regulação alguma.

A INFRAERO e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entendem que a fiscalização deveria ser feita pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão superior que estabelece regulamentos que tangem à radioproteção. “É um entendimento totalmente equivocado. A CNEN tem suas competências, mas fiscalizar o exercício profissional de quem opera máquinas de radiação ionizante é atribuição do CONTER”, esclarece a presidente Valdelice Teodoro.

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa mais de 200 companhias aéreas no mundo, em 18 de novembro de 2010, fez violentas críticas ao setor no Brasil, tratando a situação como um panorama de desastre e vergonha. Giovanni Bisignani, diretor-geral da instituição, condenou 13 dos 20 principais aeroportos brasileiros, alertando para o fato de que acabou a fase do discurso político, é necessário tornar as ações práticas. O CONTER espera o mesmo.

Fonte: Laércio Tomaz/Assessoria de Imprensa

ABC F.C. x América F.C. "Clássico Rei" do Rio Grande do Norte

Hoje é o "clássico rei" do futebol potiguar onde ABC e América jogam pelo returno do campeonato Estadual, América tentando se reabilitar da péssima campanha que fez no 1º turno e o ABC querendo amostrar sua hegemonia, e vem de um bom jogo diante do Vasco da Gama que poderia ter vencido, e ficou no 0 X 0. Já o América vem de uma goleada no time do Assu.
Lendo comentarios no Blog de Itamar Ciriaco Tribuna do Norte sobre arbitragem de fora, onde quando um time perde pode arranjar uma desculpa e dizer que o árbitro tem culpa.
Eu concordo você Itamar, mesmo sabendo que temos bons árbitros, espero que seja realmente um jogo tranqüilo e de uma arbitragem segura. A torcida do ABC F.C. e os dirigentes, acredito que farão grande festa no estádio e respeitando os torcedores, porque briga mesmo só no "gogó" e lá fora somos todos irmãos Potiguares, Nordestino e sobre tudo Brasileiros.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Postagem do dia "NASA" Imagem obtida apartir da orbita de Mercúrio.

Primeira imagem já obtida a partir da órbita de Mercúrio Em 05:20 EDT em 29 de março de 2011, a MESSENGER capturou esta imagem histórica de Mercúrio. Esta imagem é o primeiro obtido a partir de uma nave espacial em órbita em torno do planeta mais interno do Sistema Solar. Ao longo dos seis horas subseqüentes, MESSENGER adquiriu um adicional de 363 imagens antes downlinking alguns dos dados para a Terra. A equipe da MESSENGER está olhando para os dados recém-retornado, que ainda continuam a descer. Crédito da imagem: NASA / Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Instituição Carnegie de Washington 


Ver ao lado e abaixo nosite da Nasa

terça-feira, 29 de março de 2011

Encontro de Técnicos em Radiologia em Segipe / Aracaju

 
 

Saudades daqueles idos e vividos anos em que faziamos excursões para outras capitais com mais frequência nos encontrose de Radiologia,
Exemplo bom foi Aracaju e Maceó.
Muito bom, pretendo em breve fazer outras viagens.







Da direita para a esquerda:

Hebert - Hoje além de Técnico de Raios-X nos quadros do Centro de Raios-X é també preparador físico no time do América de Natal, Obs.: Se fosse no ABC F.C. hummmm.
Eu, João Maria Guedes, feliz da vida e ainda continua na área de radiologia
Iara - Ainda continua do serviço de Radiologia e TC do Hospital Walfredo Gurgel.


Dia do Aniversário de Curitiba

  
 Fundada em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná. São 317 anos de história, considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida. 

Parabéns!!!