sábado, 21 de abril de 2012

Instrutor realiza 1º vôo de parapente em Cuité


Secretario de Turismo de Bocaina de Minas, Sr. Jefferson Silva, que também é instrutor técnico de parapente, com mais de 30 anos de experiência em vôo livre e ultraleve, esteve em Cuité para analisar a viabilidade de uso turístico de nossa altitude, que foi medida por GPS no aeroporto 678m, inclinação de pouso de 280m. A proposta é realizarmos um evento para mais de 50 pilotos destas modalidades. Esse foi o primeiro vôo de parapente realizado em Cuité!


Isso é maravilhoso e só vem ampliar ainda mais o atrativo turístico par Cuité.
Parabéns Cuité. Parabéns ao Ilustre Secretario Municipal de Cultura e Turismo Sr. Maurílio de Macêdo Costa,

Fonte:  Cuité Notícia - http://cuitenoticia.blogspot.com.br      




                                                  Charge: Ismael Moura

quinta-feira, 19 de abril de 2012

População de Galinhos realizará protesto contra liberação do IDEMA para energia Eólica.


População de Galinhos Realizar Protesto contra liberação do IDEMA para Eólica Sem ouvir comunidade


Recebemos email de representantes de várias organizações do município de galinhos se manisfestando contra liberação do IDEMA para instalação de parque eólico no local onde está sendo proposto a instalação, mesmo a população e seus representantes terem tentado diálogo com o próprio IDEMA. Amanhã dia 19 de abril a população juntamente com as organizações estarão realizando um ato repudiando essa liberação por parte do IDEMA sem ouvir a população.

Vejam teor do email que recebemos:

AOS MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO DO RN (CONETUR)

Como representantes de moradores, trade turístico e poder público do Município de Galinhos/RN, gostaríamos de informar que , contrariando o pedido de todos, o IDEMA, através do seu Diretor Geral Sr. Gustavo Szilagyi, aprovou e emitiu a LI (Licenciamento de Instalação) do Parque Eólico REIS DOS VENTOS I, inclusive, mantendo o projeto original de colocação de 35 aerogeradores sobre as Dunas de Galos. Infelizmente e para tristeza geral dos membros desse conselho maior do turismo do Estado, o IDEMA não levou em consideração o documento enviado dia 23/02/12, pelo CONETUR, a esse órgão licenciador, recomendando a relocação do parque eólico para outra área no município, preservando as Dunas de Galos, mantendo assim, de forma harmônica e sem exclusão social, todas as atividades econômicas (turismo, pesca, extração de mariscos e energia eólica), preservando a vida da comunidade e o meio ambiente,pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável do município. Essa recomendação foi aprovada pelos conselheiros, por unanimidade, na reunião de 14/02/12. Vide anexo.

O IDEMA (Instituto de Desenvolvimento SUSTENTÁVEL e Meio Ambiente do Estado do RN, que deveria se preocupar com a sustentabilidade das cadeias econômicas, só se preocupou em defender apenas um segmento econômico (eólicas), passando a ser o DEFENSOR PUBLICO EXCLUSIVO das eólicas, não respeitando, inclusive as recomendações do Ministério Publico Estadual, que, sensibilizada e preocupada com o impacto negativo sobre o turismo e o meio socioambiental do Município de Galinhos, o MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, através do Centro de Apoio Operacional – Meio Ambiente (CAOP), emitiu a RECOMENDACAO CONJUNTA NR.002/2012 (leia abaixo na integra) endereçada ao IDEMA, para que NÃO CONCEDA a Licença de Instalação do Parque Eólico Rei dos Ventos I, por o empreendedor
  1. não ter apresentado alternativa locacional obrigatória para os processos de licenciamento com EIA/RIMA
  2. não ter ouvido as comunidades tradicionais.
Senhores, diante desses atos INEXPLICÁVEIS que colocam em questão uma série de atos por parte do IDEMA, que passou a ser o ADVOGADO das eólicas, e não mais o defensor dos interesses da população do RN, estamos fazendo um convite a todos para divulgarem e comparecerem ao nosso ato de INDIGNACAO diante desse grande crime e afronta ao turismo e a população.

Nós, cidadãos Norteriograndenses, estamos envergonhados e seremos, infelizmente, culpabilizados pelas gerações futuras, como corresponsáveis pela destruição dessas belezas únicas que a natureza nos deu de graça e que não soubemos proteger.

DIVULGUEM E VENHAM JUNTAR-SE AO NOSSO ATO DE AMOR Á NATUREZA:
GRANDE ABRACO DA POPULACAO NAS DUNAS DO CAPIM – ATO PUBLICO
Dia 19/04 – 5ª.feira ás 16 hs – Dunas do Capim
Maiores detalhes com: Chesma Alves Secretária de Turismo : 9947 7722 ou 9134 4963
(disponibilizaremos transportes de Natal para Galinhos)
Estaremos lá, moradores, barcos de passeios, charretes, bugies, todos os amigos de Galinhos.
Ajudem-nos a convidar todos os meios de comunicação - jornais, tvs, rádios, revistas, blogs, etc.
Prefeitura Municipal de Galinhos
Secretarias Municipais
Associação dos Moradores de Galinhos
Associação Barqueiros
Associação dos Carreteiros
Associação das Pousadas e Restaurantes
Associação do Bueiros
Associação dos Idosos
Associação dos Jovens
Grupo de Escoteiros

Vejam aqui Oficio Encaminhado ao IDEMA pelo CONETUR e população.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Mundial do Radioamador

O Radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX. Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio. As ondas de radiofreqüência são as responsáveis pela propagação de mensagens, tendo como principal objetivo "a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação de ondas no espaço, aspectos geográficos em radiocomunicação e tudo que se ·relaciona com a RF (radiofreqüência)". Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade. O amante do radioamadorismo pode adquirir seu equipamento no comércio ou, o que é muito mais emocionante, montar sua própria estação de rádio, sendo somente para recepção, transmissão ou ambos. Essa é a característica que mais atrai os aficionados por eletrônica: a possibilidade de exercer a "veia científica" presente em todos nós. A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas. Além do papel tecnológico, o radioamador também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, seqüestros e na localização de veículos roubados. Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador. Fonte: Guia do Curioso