quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nossa Senhora da Apresentação Padroeira de Natal

No mês de Novembro celebramos a festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. Conheça um pouco mais sobre a sua história.
"Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense.
Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no encontraram uma imagem da Mãe de Jesus com um menino no colo. A referida imagem tinha uma mão estendida aparentando sustentar alguma coisa. Logo deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local conduziu-a para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário.
Entretanto, como 21 de novembro é no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja aApresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome deNossa Senhora da Apresentação.
A esta altura é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora estava escrito:“Onde está imagem chegar nenhuma desgraça acontecerá” .
O dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, comemorado no dia 21 de Novembro tem um significado especial para os católicos, que vão à Pedra do Rosário para externar o agradecimento pela santa proteção. A importância da fé em Nossa Senhora, “a missão da Virgem Maria é uma missão eclesial muito forte. Ela como mãe de Jesus Cristo, é a mãe da Igreja, a mãe do povo de Deus, por isso devemos ter esse amor, veneração pela Virgem Maria, que á a mãe de todas as mães, a rainha da Família” como proclamou o Papa João Paulo II.
“Essa devoção é fundamental, porque Maria manda que a gente observe oo que Cristo nos manda. A última palavra dela registrada na Bíblia foi: “Fazei tudo o que Ele nos disser”, foi nas Bodas de Caná, em uma festa de casamento. E Cristo nos diz para amar uns aos outros, anunciar o evangelho, Ela nos pede que cumpramos o Evangelho. Daí a importância da presença dela no povo cristão, na nossa cultura”
Você, filho da Virgem da Apresentação não pode deixar de viver esse mês de oração e de grande graça. Tenha a coragem e viva uma experiência de fé, como filho da Virgem Mãe de Deus.
Que Nossa Senhora da Apresentação abençoe você e toda a sua família!"
Fonte: Canção Nova
natal.cançaonova.com


































,