quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Produção Cuiteense ganha Prêmio de melhor Filme no 6º Cine Congo

PUBLICADO POR: NOTICIA DA SERRA LUIZ LOPES
TERÇA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2014



Produção cuiteense “ILHA”, do cineasta Ismael Moura, levou o prêmio de melhor filme do festival de cinema da cidade do Congo, Cariri paraibano. O “6º Cine Congo” aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro.

Na próxima quarta-feira (27), o filme será exibido mais uma vez, desta vez no 7º Festival Internacional de Curta-Metragem de Taquaritinga do Norte, no Estado de Pernambuco.

Já no início de dezembro, “ILHA” participa do 9º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, no Cine Espaço do Mag Shopping, em João Pessoa.




Blog do Flávio Fernandes


Foto: Reprodução/Facebook

terça-feira, 25 de novembro de 2014

HOSPITAL MONS WALFREDO GURGEL ADQUIRE EQUIPAMENTO PARA DIGITALIZAR IMAGENS DE RAIOS-X

O equipamento oferece grandes vantagens de se utilizar um sistema digital para a captação da imagem.Além da nitidez e a qualidade da imagem tem a facilidade de manusear as mesmas podendo dar tonalidades, brilhos e até mesmo amplia-las facilitando assim o diagnóstico, e tendo em vista que com o armazenamento dos arquivos podem ser consultados posteriormente e além de se evitar o desperdícios de filmes e evitar a repetição de exames e consequentemente mais radiação ao paciente também não se usa produtos químicos como nossos conhecidos "revelador" e "fixador"

VEJA ALGUMAS DAS VANTAGENS: 

·        Visualização de detalhes mínimos, por meio de mecanismos de ampliação ;
·        Baixo índice de exames complementares;
·        Maior detalhamento de diagnósticos;
·        Arquivamento eficiente e facilidade de envio entre unidades clínicas;
·        Menor exposição à radiação;
·        Cuidados com o meio ambiente pois não produz impactos ambientais.






Os profissionais das técnicas radiológicas e auxiliares de raios-x se empenharam em se adaptarem ao nosso sistema e fazerem o bom uso e aproveitamento para dar maior agilidade no atendimento aos pacientes.
Contamos em nosso quadro com grandes profissionais que dominam muito bem o equipamento.
Á esquerda o nosso coordenador das técnicas radiológicas Éder que não mede esforços para dar um bom andamento ao serviço.


Aí sou eu que através dos anos unindo o velho e o novo nas técnicas radiográficas.
Pioneiro no serviço de radiodiagnóstico do Pronto socorro Monsenhor Walfredo Gurgel, nos tempos em que a revelação era manual e se colocava as "chapas" de raios-x para enxugar em colgaduras e ainda utilizávamos um aparelho portátil.
Com o tempo vieram as fantásticas processadoras automáticas e um aparelho de marca Siemens de 600 mas e era tão moderno que fazíamos exames contrastados com escopa tais como Vesícula biliar, esôfago, estômago e duodeno além de urografia excretora e uretrocistografias. Era um serviço moderno, também fazíamos exames contrastados de crânio como angiografias e outros.
Depois com o Hospital Dr Clóvis Sarinho veio a Tomografia computadorizada, apesar de o sistema de revelação ser através de uma processadora foi um grande avanço.


Segue abaixo fotos com colegas e um pouco de nosso trabalho:









Cirurgião francês ensinará no HMWG técnicas para cirurgia da parede torácica

ASCOM/SESAP24 nov 2014 19:01

ASCOM/SESAP
O simpósio será realizado no auditório do Walfredo Gurgel
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através da Divisão de Cirurgia Torácica, promove, no período de 26 a 28 de novembro, o II Simpósio Sobre Osteossíntese de Parede Torácica, com a participação do chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Civil de Estrasburgo, na França, Jean-Marie Wihlm. Há 25 anos no ramo da cirurgia torácica e atualmente atuando como consultor de importantes unidades de saúde em países como França e Alemanha, esta será a segunda vez que o especialista virá ao Walfredo Gurgel para demonstrar e ensinar suas novas técnicas através de procedimentos cirúrgicos.
       
O coordenador da disciplina de Medicina de Urgência e do Programa de Residência Médica em Cirurgia geral do HMWG, José Henrique da Mota, explica que “o Simpósio será dividido em dois momentos: no primeiro dia, no turno da manhã, teremos uma discussão de casos. E, nos dois dias seguintes, com previsão de início às 7h, faremos dois procedimentos cirúrgicos da parede torácica e, eventualmente, alguma cirurgia de urgência, caso apareça, naquele momento”.
       
Em todas as cirurgias, alunos do curso de medicina de diversas faculdades de Natal, servidores do HMWG e médicos cirurgiões torácicos de outras unidades de saúde, serão convidados à  acompanhar, ao vivo, no auditório do hospital, a transmissão das técnicas que serão aplicadas pelo especialista francês diretamente do Centro Cirúrgico do Walfredo Gurgel.
       
Ainda segundo Mota, este é um evento de grande importância para o hospital. “Jean-Marie é um profissional que hoje tem presença cativa nos congressos brasileiros de cirurgia torácica. É uma pessoa com muita bagagem e muito a transmitir”, afirmou. Henrique conta que foi inclusive através da participação em um evento de sua especialidade que conheceu o médico francês. “Eu estava participando de um workshop, em 2011, em São Paulo, quando nos conhecemos. Depois, em 2013, nos reencontramos em um congresso europeu de cirurgia torácica. Foi quando fiz o convite de ele vir ao Walfredo pela primeira vez”.
       
A experiência na área é tanta que Jean-Marie aperfeiçoou um dos instrumentos usados no procedimento para reconstrução da parede torácica. O item atualmente recebe o nome de Material de Osteossíntese de Estrasburgo (Stratos) e é fabricado a base de titânio. A ferramenta cirúrgica será, inclusive, utilizada durante as técnicas que mostrará no Walfredo Gurgel.
       
Além das visitas para transmitir novos conhecimentos aos médicos residentes e cirurgiões da casa, Jean-Marie já sinalizou a Henrique Motta a possibilidade de um intercâmbio para profissionais do Walfredo Gurgel para conhecer os hospitais onde atuou na França. “Já conversamos sobre isso, mas nada foi definido ainda. Eu já havia planejado passar um tempo em Estrasburgo, mas, Jean se aposentou e tudo mudou. Contudo, a possibilidade ainda existe. Não foi descartada”, revelou Mota.
- See more at: http://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=47039&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA#sthash.rkssSWrS.dpuf

Fonte:  http://www.saude.rn.gov.br/